sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hábitos de leitura da Anna


1. Hoje, já que tenho menos tempo para ler, eu leio mais pedaços de livros do que antes, quando eu lia livros inteiros em uma sentada

2. Emprestar livros me deixa feliz, mas gostaria muito que me devolvessem, o que não é muito comum.

3. Se não me devolvem compro outro exemplar, pois gosto de guardar livros que me apaixonei, mas a vontade de difundir o seu conhecimento me faz emprestá-los de novo.

4. Sempre acho que vou reler os livros que eu gostei. Agora depois de umas décadas, essa idéia começou a deixar de ser apenas hipotética.

5. Já comprei muitos livros que não li (ainda), mas isso não me impede de comprar outros que sei que vou amar.

6. Leio aquele resumos da contra-capa e resenhas, e todas as críticas que chegam as minhas mãos.

7. Raramente leio jornais. Atualmente minha atualização é via revistas que me interessam. Sou assinante das que trazem noticias semanais, ciências e compro sobre literatura, filosofia e história .

8. Quando entro em uma livraria, costumo ficar muito tempo lá, mesmo que em pé, com olhares tortos dos atendentes que pensam que não vou comprar nada, mas que depois descobrem que estavam enganados.

9. Não uso marcadores de páginas, meus livros costumam ter dobras nas orelhas.

10. Às vezes, quando estou distraída ou com sono, percebo que passei os olhos por uma página inteira sem ter guardado nadinha do que li.

11. Eu organizo meus livros por ordem decrescente de assuntos do meu interesse.

12. Não leio pra dormir, pois se eu começar a ler e me interessar aí é que eu não durmo mais.

13. Acho que minha aposentadoria será feita para eu ler todos os livros que eu ainda não consegui ler.

14. Para mim o maior pesadelo é a cegueira, pois me impediria de ler meus livros.

15. Não gosto muito de livros infantis, mas gosto de histórias em quadrinhos que me fazem rir.

16. Erros de português e clichês literários me incomodam. Se um autor começa escrevendo mal, nunca vi ele melhorar dentro de um mesmo livro, que paro de ler, porém posso dar-lhe uma segunda chance se ele escreveu outros que foram muito vendidos ou badalados, mas como a maioria é meio medíocre acabo por confiar mais no meu próprio gosto.

17. Não gosto de ler ouvindo musica pois acho que cada uma dessas artes merece ser apreciada com toda a minha atenção;

18. Acredito quase sempre nas indicações dos meus amigos, pois já que são meus amigos devemos ter alguma coisa em comum, e nunca me enganei quanto a isso.

19. Não gosto de ganhar livros de pessoas que mal me conhecem pois quase sempre elas erram sobre o que eu gostaria de ler.

20. Nunca leio em voz alta para mim mesma, mas sempre rio alto ou choro quando leio, mesmo em público, só depois é que eu reparo que dei vexame.

21. Gosto muito de livros com viés psicológico sobre o comportamento humano, ainda mais quando tem um estilo bem humorado.

Imagem: Renoir

Nenhum comentário:

Postar um comentário