Esta palavra diz um pouco de cada uma de nós, personagens muito diferentes diante da vida, ora meninas, ora mulheres, ora filhas dependentes, ora mães dadivosas, ora resignadas diante das angustias do mundo, ora revolucionárias na busca por um futuro mais humano. Nos desencontros, nos encontramos, e nessa MULTIPLICIDADE de personalidades, nos agrupamos. Somos, todas e cada uma, diferentes, porém iguais no gosto pela literatura.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Alétheia - Antologia de Contos
O blog Na Ponta do Lápis está organizando concurso literário em parceria com a Editora Multifoco com a temática Ficção Especulativa, o que está intimamente relacionado com o nome da coletânea: Alétheia - Ficção Especulativa.
O por que do nome? Isso o idealizador justifica “Alétheia é a palavra do grego que indica verdade. Mas a verdade da filosofia, com todas as complexidades que isso traz. Acho um nome interessante, porque esta é a busca que este livro de contos procurará realizar. Não, claro, necessariamente uma busca pela verdade de fato, mas pela reflexão; a idéia é provocar o leitor através de histórias que não precisem ficar presas ao mundo real e convencional”.
Sobre o tema, as produções devem ter uma conotação investigação, de alguma maneira, das características humanas, filosóficas ou de nossa sociedade por intermédio de suas histórias fantásticas. As histórias alternativas (aquelas que em geral surgem da expressão "E se tal coisa acontecesse", partindo para algo fantástico ou fora da realidade) provavelmente são as que se encaixarão melhor no tema, mas outros tipos de contos fantásticos também serão bem-vindos.
Referências para pesquisa e contextualização:
1. O Homem Mal-Educado, de Gonçalo Tavares,
2. Obras de José Saramago (exemplo: Ensaio sobre a cegueira)
3. Obras de Ítalo Calvino
4. Obras Jorge Luis Borges
5. Metamorfose, de Kafka
6. No blog o conto O Segredo de Vinícius
Para participar acesse o regulamento e faça sua inscrição.
Mais informações clique aqui.
Postado por Irla
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário