terça-feira, 4 de maio de 2010

Alétheia - Antologia de Contos


Concursos Literários

O blog Na Ponta do Lápis está organizando concurso literário em parceria com a Editora Multifoco com a temática Ficção Especulativa, o que está intimamente relacionado com o nome da coletânea: Alétheia - Ficção Especulativa.

O por que do nome? Isso o idealizador justifica “Alétheia é a palavra do grego que indica verdade. Mas a verdade da filosofia, com todas as complexidades que isso traz. Acho um nome interessante, porque esta é a busca que este livro de contos procurará realizar. Não, claro, necessariamente uma busca pela verdade de fato, mas pela reflexão; a idéia é provocar o leitor através de histórias que não precisem ficar presas ao mundo real e convencional”.

Sobre o tema, as produções devem ter uma conotação investigação, de alguma maneira, das características humanas, filosóficas ou de nossa sociedade por intermédio de suas histórias fantásticas. As histórias alternativas (aquelas que em geral surgem da expressão "E se tal coisa acontecesse", partindo para algo fantástico ou fora da realidade) provavelmente são as que se encaixarão melhor no tema, mas outros tipos de contos fantásticos também serão bem-vindos.

Referências para pesquisa e contextualização:

1. O Homem Mal-Educado, de Gonçalo Tavares,
2. Obras de José Saramago (exemplo: Ensaio sobre a cegueira)
3. Obras de Ítalo Calvino
4. Obras Jorge Luis Borges
5. Metamorfose, de Kafka
6. No blog o conto O Segredo de Vinícius

Para participar acesse o regulamento e faça sua inscrição.

Mais informações clique aqui.

Postado por Irla

Nenhum comentário:

Postar um comentário