segunda-feira, 3 de maio de 2010

Teatro para todos

Acesso é fator determinante na nossa educação, cultura e cidadania. Muitas pessoas assumem o primeiro estágio na busca pela arte e entretenimento, ou seja, a vontade. Mas o simples interesse não é suficiente, tendo em vista que, não são ofertados espaços ou atividades com esse enfoque, ou quando se apresentam o custo vai além das possibilidades da maioria da população.

Um fato curioso, apresentado no site da campanha é que 95% de toda população brasileira nunca estive em um teatro. E dentre os municípios brasileiros apenas 16% têm salas de espetáculos, levando-se em conta salas com apenas 50 assentos e sem o mínimo de estrutura.

Atentos a uma realidade, de exclusão social no alcance a criações artísticas, surge a Campanha Mais Teatro Brasil.


O intuito é colher o maior número possível de assinaturas para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, instituindo a obrigatoriedade da construção de um Centro Integrado de Cultura em cada município cuja população seja superior a 25 mil habitantes.

O manifesto da campanha traz algumas especificidades como: a viabilidade econômico-financeira; tamanho dos centros e capacidade salas de espetáculos; conceitos arquitetônicos dentre outros. O que seria e como funcionária o espaço também foi detalhado na seguinte definição:

O que é um Centro Integrado de Cultura?

É um espaço multicultural e funcional que, além de um teatro de qualidade – que é o núcleo fundamental do Projeto –, privilegia também as mais diversas formas de manifestações artístico-culturais, como: salas de cinema, biblioteca, salas de exposições, salas para eventos e palestras, espaços para cursos e oficinas de teatro, artesanato, artes plásticas, pintura, música, dança, entre outras formas de expressões artísticas.

Esses Centros contarão também com um espaço multimídia – telecentro com computadores conectados à internet, para fomentar a inclusão digital nesses municípios e, ainda, espaços destinados ao comércio, com lojas, praça de alimentação e outros espaços comerciais.

Participe dessa causa!
Assine e contribua com a difusão da cultura no Brasil.

Postado por Irla

Nenhum comentário:

Postar um comentário