terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aniversário da Frô

Ontem (23.08) comemoramos o aniversário da Frô, e não poderiamos deixar de expressar, aqui, nosso carinho e admiração por tão perfumado ser.

Como compreender a essência de uma flor? E, mais ainda, saber da força que tão frágil aparência oculta?

São alguns dos questionamentos que me vêm à mente quando tento falar DA e PARA a Frô!
Antoine de Saint-Exupéry tentou, no livro O Pequeno Príncipe, descrever os sentimentos e emoções que permeiam o “relacionar-se” com a flor, especificamente ele se refere à rosa.



O amor-platônico, ou seja, amor de alma, que o Pequeno Príncipe alimenta pela sua rosa, no seu planeta, e todo o cuidado e atenção que a ela dedica, retrata um pouco do fascínio que a rosa exerce no humano.

“Confessou o Pequeno Príncipe:
- Não soube compreender coisa alguma! Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras. Ela me perfumava, me iluminava ... Não devia jamais ter fugido. Deveria ter-lhe adivinhado a ternura sob os seus pobres ardis. São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar”. (Exupéry)

Exupéry também exalta “a rosa” no diálogo entre a raposa e o Pequeno Príncipe, naquilo que se refere à amizade, e de como aqueles seres que amamos se diferenciam das demais criaturas, tornando-se SERES ÚNICOS e importantíssimos em nossas vidas.

“[...] Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que puz sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa. [...] Foi o tempo que eu “perdi” com a minha rosa que fez dela tão importante”. (Exupéry)

Assim, tal qual a Rosa do sábio autor, a Frô cativou a cada uma de nós, integrantes do clube, criando laços fortes de amizade, carinho e amor.

Celebramos hoje o dia abençoado, em que Deus colocou no mundo uma das mais belas flores do Seu jardim, sendo nós as agraciadas com esse perfume da Primavera.

Que jamais falte solo fértil para plantar seus sonhos,
Que jamais cesse a chuva para regar seus ideais,
E que sempre brotem flores no roseiral dos seus pensamentos.


Postado por Irla

Um comentário: