sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A língua do "P" por Fernanda Takai



Fernanda Barbosa Takai, musicista e cronista brasileira também selecionou um dos contos de Clarice, para compor o livro Clarice na Cabeceira.

Para os que não conhecem a vocalista da banda mineira Pato Fu, Fernanda se mostra uma profissional multifacetaria, pois além de cantar, toca guitarra, violão e compõe para a banda.

Ela escolheu, de Clarice Lispector:

CONTO: A língua do “P”
DO LIVRO:A VIA CRUCIS DO CORPO
APRESENTAÇÃO: Fernanda Takai

EU QUE PENSAVA QUE CONHECIA BEM Clarice me vi com um exemplar de A via crucis do corpo ainda virgem nas mãos. São textos bem desavergonhados e intensamente concisos. Um verdadeiro atestado de excelência criativa.

Neste conto a autora nos pega no contrapé ao costurar, a partir de uma brincadeira infantil, um episódio tragicômico na vida de uma professor de inglês. Nisso ela é mestre: magnificar coisas que acontecem ao nosso redor. Seus personagens são aqueles que ninguém quer ver. Um bocado de gente comum passando pelo extraordinário cotidiano que se esconde pela rotina e pelo enfado.

Se eu tivesse lido o conto sem saber o nome da autora, talvez não acertasse sua procedência. Clarice nos entrega mais um sinal de sua escrita versátil.
Seja nos livros infantis, romances, crônicas, cartas ou contos, ela faz falta. Depois de uma leitura assim, me pego mais apaixonada ainda por personagens como Cidinha, que gostava da perfeição, mas por conta de um súbito despudor, salvou a própria vida.

Sepe vopocêpê nunpuncapa paparoupou prapa lerper seuspeus conpontospos, prepepaparepe-sepe: nãopão vaipai apabanpandoponápá-lospos japamaispais!

Postado por Irla

Um comentário:

  1. Fernanda disse bem: magnificar coisas simples que acontecem em nosso extraordinário cotidiano... além de tornar cada um (e todos nós) em uma grande personagem do dia-a-dia... é mesmo coisa de Clarice!

    ResponderExcluir