segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ele me bebeu por Carla Camurati


Esta é Carla de Andrade Camurati cineasta e atriz brasileira que desde 2007 preside a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ela participou da seleção de contos que deu origem ao livro Clarice na cabeceira e escolheu:

CONTO: Ele me bebeu
DO LIVRO: A VIA CRUCIS DO CORPO
APRESENTAÇÃO: Carla Camurati

DURANTE ALGUNS ANOS da minha vida, eu e meu querido amigo José Antonio Garcia gostávamos de passar a noite lendo, bebendo e fumando Clarice Lispector, eu um verdadeiro torpor em que às vezes tínhamos acessos de risos e às vezes chorávamos muito ... Ficávamos ali, consternados com as histórias das pessoas que em voz alta líamos um para o outro horas a fio. Parecíamos conhecer todos aqueles personagens. Ler Clarice Lispector é uma das viagens mais incríveis dentro da Alma humana. Podemos ver todas as sutilezas que na realidade protagonizam as nossas vidas: as inseguranças, os defeitos, as vergonhas e as alegrias. Todas ali expostas, mas expostas com tanto afeto e de forma tão contundente que em mim esse olhar que ela tem sobre as pessoas e o mundo mudou a minha maneira de perceber o outro. Desenvolveu em mim, com certeza, um olhar mais agudo e ao mesmo tempo mais generoso ... que muito me ajuda a viver nesse mundo.

Foram momentos deliciosos da minha vida, muito emocionantes! Escrevemos três roteiros juntos.

Um contava a história de Clarice, na qual eu faria uma das fases da sua vida. O filme começava com Clarice menina em Recife e ia até o final de seus dias.

Os outros dois eram adaptações desse saboroso livro A via crucis do corpo. Hum, que descoberta foi esse livro nas nossas noites! Tivemos uma febre por ele ... O primeiro roteiro que realizamos foi “O corpo”. José Antonio fez um filme muito especial, muito premiado e, infelizmente para nós, muito mal lançado. O elenco era? Antonio Fagundes, Marieta Severo e Claudia Gimenez. Eu fazia uma participação especial.

O outro é o meu conto escolhido, infelizmente não tenho mais o José Antonio ao meu lado para filmarmos juntos esse roteiro. “Ele me bebeu” é uma das mais interessantes tramas de amor contemporâneas que eu já li.

É uma história de amizade, competitividade, identidade, vaidade e renascimento. Tudo sem perder a delicadeza, como só Clarice sabia fazer. Aproveitem, agora, essa surpreendente história de Aurélia Nascimento e Serjoca passada nas noites curvas de Copacabana...

Postado por Irla

Nenhum comentário:

Postar um comentário