sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Internacional e/ou Mundial do Livro


No dia 07 de outubro de 1926, celebrando a data do nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol, teve origem o Dia Internacional do Livro. O escritor e editor Vicent Clavel Andrés propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona, sendo aprovada pelo Rei Alfonso XIII através do decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

Já em 1930, a data foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
O dia tem grande representatividade no universo literário, afinal no ano de 1616 morreram, além de Cervantes, o também autor espanhol Garcilaso de la Vega e o autor inglês William Shakespere. Outros anos, nesta data, nasceram e faleceram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Fundamentados pelo valor agregado a data, no decorrer dos anos, na XXVIII Conferência Geral da UNESCO, ocorrida entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1995, foi instituido o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro). O evento é comemorado todos os anos no dia 23 de abril por iniciativa da UNESCO.

Links afins:

Comemoração em 2008

Uma rosa por um livro

Imagem: Página a página

Postado por Irla

Nenhum comentário:

Postar um comentário