sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hábitos de leitura da Pati


1. Se são livros de estudo, sobre política, biologia, ou algo do tipo, PRECISO escrever e sublinhar as coisas. caso seja emprestado, ou não queira riscar (sempre à lápis) sou capaz de comprar um caderno só pra fazer as anotações;

2. Muito dificilmente consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo. Só se são muito diferentes, como um romance e um livro sobre política, por ex.

3. Vivo marcando palavras que não sei o significado pra ler depois, mas dificilmente vejo o dicionário na hora.

4. Não sou muito chegada em ler livros que ganho, por mais que eu desejasse lê-lo antes. não sei explicar, mas prefiro “achar” um livro, ou me interessar por ele...não gosto de me sentir “obrigada” a ler.

5. Se leio uma edição antiga, me recuso a comprar uma nova edição (por exemplo, emprestei de alguém uma antiga e gostei tanto que quis comprar). acho o cúmulo as modificações que fazem, simplificando palavras, cortando expressões. como, por exemplo, em “le petit prince”.

6. Aliás, adoro livros antigos, com páginas amarelas. mas também amo cheirinho de livro novo.

7. Sempre que vou à uma livraria boa, gosto de sentar no chão (ou sofá) e ficar lendo vários livros infantis. inclusive acho um absurdo livrarias que não disponibilizam livros abertos, querem nos afastar dos livros, nos incitando a comprar, comprar! quando gosto de um livro, por mais que saiba de cor (infantis), sempre compro.

8. Sempre gostei muito de ler para as pessoas. contos e livros infantis então...lembro que na faculdade sempre lia pra um amigo e meu ex namorado!

9. Compro livros que li e amei, só pra poder emprestar.

10. Eu simplesmente visualizo tudo (personagens, locais) quando leio...acho que todo mundo, né? por isso é complicado ver filmes baseados em livros. é uma decepção só!

11. Sempre juro que vou usar o marca páginas, mas acabo marcando com um lápis, folha, óculos...

12. Prefiro ler em silêncio.

13. Muitas vezes leio e releio a mesma passagem.

14. Releio quase todos os livros. os que gosto, claro.

15. Quando um livro tem imagens, sempre prometo resistir, mas não consigo e olho antes do tempo! hahaha

16. Nos finais de contos mais “tensos” – tipo lygia fagundes, ou mesmo romances, é INCRÍVEL! eu sempre quero ler antes! não resisto! então, pra não acabar com a graça, tampo as últimas linhas (com a mão, ou marca páginas), e vou descendo linha por linha, acreditam? hahahah

17. É engraçado por que fico tão tensa que às vezes preciso reler os últimos parágrafos várias vezes, pois a ansiedade me faz lê-los “de passagem”, pra chegar logo no final. cômico.

18. Sempre levo os livros nas viagens, mas quase nunca leio. é uma pena porque eles ficam amassados...

19. Gosto de ler antes de dormir, mas não só antes de dormir.

20. Que eu me lembre, é isso!

Imagem: Renoir

Nenhum comentário:

Postar um comentário