quinta-feira, 22 de abril de 2010

Hábitos de leitura da Isabella


1. Não sou apaixonada apenas pelos livros em si (que, até fisicamente, á nos inspiram um ar de “Decifra-me ou te devoro”), mas por histórias/estórias, de um modo geral. Não saberia viver sem elas;

2. Os livros têm um fascínio único. Às vezes, olho para minha estante antes de dormir e imagino se não é mesmo um perigo deixar tantas vidas untas na solidão da noite...rs;

3. Posso ler em qualquer lugar, em qualquer horário. Quase nada me incomoda quando estou lendo;

4. Tenho mania de ler dentro de automóveis em movimento, o que sempre ocasiona um discurso, de alguma parte, sobre deslocamento de retina e coisas do gênero... que incomoda mais do que o movimento do carro...

5. Sempre levo para viagens dois ou três livros;

6. Ando sempre com um livro, para garantir que, na eventualidade de ter de esperar ou de ficar a toa, ter uma boa companhia;

7. Leio vários livros ao mesmo tempo;

8. Faço coleção de marca-páginas (que são uma das coisas mais singelas do mundo...), o que é mágico, porque vários amigos costumam me presentear com eles, onde escrevem algo pra mim, tornando os itens ainda mais especiais;

9. Gosto de deixar bilhetes, cartas, cartões dentro de livros, para ser surpreendida por eles em outras ocasiões (o que sempre é uma surpresa reconfortante...);

10. Quando estudo um livro, de fato, faço anotações e marcações ou, no mínimo, sublinho alguns trechos, que sempre me são muito úteis para relembrar o assunto;

11. Quando leio um livro emprestado e encontro trechos destacados, sinto como se o leitor que os fez tivesse deixado um recado para mim;

12. Adoro ganhar livros (é, sobretudo, aconchegante!), especialmente pela dedicatória (que é o principal);

13. Gosto de presentear com livros, mas é sempre uma aventura a tentativa de acertar;

14. Meu avô e eu sempre recomendamos e trocamos livros um com o outro. Não conheço alguém que tenha tamanho interesse e amor pelos livros como ele... (e que tenha lido tantos!)

15. Guardo com muito carinho os livros que ganho;

16. Guardo com ainda mais carinho os livros clássicos que ganhei de minha mãe (como “Pollyana”, “O pequeno príncipe”, “O lobo da estepe”, entre outros). Eles são minha verdadeira herança no mundo físico...

17. Adoro livro velho, sobretudo os de biblioteca...

18. Adoro livro novo... rs. Às vezes, fico um bom tempo só olhando para um livro;

19. Gosto muito da ideia dos e-book (que também têm lá sua magia, principalmente pelo ideal a que se destinam...), mas acredito que amais substituirão os livros impressos;

20. Nunca leio o prefácio antes de ter lido todo o livro;

21. Sempre dou uma olhada na última frase do livro...rs;

22. Costumava ler durante algumas aulas na faculdade;

23. Ler escutando pingos de chuva é sinônimo de paz;

24. Quando leio algo lindo, tenho vontade de compartilhar com todo mundo...

25. á li certos livros que me deixaram o dia todo só pensando neles, e quase que vivenciando um pouco de suas histórias (o que causou embaraço para as atividades diárias...);

26. Quando não gosto de um livro, abandono sem culpa... (não há tempo a “perder”). Por exemplo, abandonei todos do osé de Alencar...rs.

27. Não leio um livro duas vezes (salvo raríssimas exceções). Apesar de saber que é impossível ler um livro duas vezes (ele não é mais o mesmo, tampouco nós...rs), acabo sempre dando preferência para algum que eu não tenha lido... (pelas contas que fiz, tenho que me apressar, se quiser mesmo ler tudo o que pretendo...);

28. Muitas vezes, meço minha felicidade pelo livro que estou lendo no momento;

29. Amo títulos, principalmente os menos óbvios, cuo sentido só pode ser lido nas entrelinhas;

30. Tenho alguns trechos de livro decorados, principalmente de livros que li na adolescência.

Imagem: Renoir

Nenhum comentário:

Postar um comentário