sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hábitos de leitura da Lori


1. Livros são sonhos. Confundo demais tudo o que leio com minha vida real e com meus sonhos.

2. Nunca, nunca leio nada do que me indicam. Só leio o que quero. Talvez depois que de ler os livros primordiais escute algum conselho... (risadas)

3. Não leio nada que foi recentemente publicado, a não ser os que já são clássicos (como Saramago).

4. Choro muito ao ler. Me emociono demais.

5. Não gosto de nada que está na moda. Para mim, a palavra “moda” estraga qualquer coisa (até os livros). O conceito moda desconsidera o meu conceito preferido: autonomia.

6. Adoro livros antigos. Quanto mais manuseados melhor.

7. Leio muita filosofia e teorias densas (políticas, sociológicas). Quanto mais difícil, melhor.

8. Adoro curtir os pensamentos que os livros trazem, ensinam. Como vocês já notaram, viajo com as idéias geniais!

9. Não rabisco, marco/destaco livros. Jamais. Aprendi com um professor maravilhoso e explico: como os livros não devem ficar parados, devem ser emprestados, não podemos influenciar a leitura das outras pessoas, nem mesmo a nossa própria. A importância de um pensamento é “variável”. Muitas vezes nos limitamos a um trecho, quando, em outro momento, a leitura de outro trecho seria muito mais interessante para nós. O desafio de viver bem um texto está na capacidade de refletir (e compreender) tão profundamente o pensamento nele contido que a marcação é irrelevante.

10. Quando preciso estudar marcando, anotando, faço isso em outro lugar.

11. Paro tudo e conto minhas viagens pra quem estiver mais perto. Também posso pular se não der pra contar...

12. Não leio nada que conte algo sobre o livro. Adoro surpresas (sou assim com filmes também).

13. Cada livro deixa em mim uma marca, no geral, uma imagem. Nunca me lembro dos títulos, só dessas imagens, então, é muito difícil conversar sobre os livros que já li.

14. Só presenteio um livro quando existe uma relação especial com a pessoa. Presenteio meus livros preferidos. Quando faço isso, posso destacar um trecho...

15. São poucas as pessoas com quem consigo compartilhar minhas leituras, mas não gosto muito de falar sobre livros, gosto das idéias e sonhos que decorrem dos livros. Talvez por isso seja tão difícil.

Imagem: Renoir

Nenhum comentário:

Postar um comentário