quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hábitos de Leitura


O que vem a ser um hábito? O Dicionário Aurélio faz as seguintes definições do termo:

Hábito: 1.Disposição duradoura adquirida pela repetição freqüente de um ato, uso, costume; 2.Maneira usual de ser; 3. Certo costume, prática.

Conceituada a palavra, não conseguimos identificar como e quando nossos hábitos são criados.

Desde os primeiros anos de nossas vida, somos educados para seguir padrões, de forma a pertencer há um determinado contexto social e, como tal, somos fortemente influenciados pelo meio externo, seja por nosso pais, familiares, professores, ou ainda, pela sociedade e pela cultura vigente.

Apresentam-nos a literatura no período de gestão, no qual alguns pais e mães se prontificam a ler histórias a seus bêbes. Após o nascimento, uma prática muito comum é, a leitura de contos de fadas antes de dormir.

No decorrer dos anos, acostumamo-nos a encontrar nossos pais lendo livros de receita, jornais, revistas, o que nos desperta o interesse pelo ato de decodificar os signos impressos no papel.

Aos poucos, nossos sentidos vão sendo treinados, e as emoções reconhecidas através da leitura. Constituimos gostos por determinados assuntos, estilos e narrativas.
Construimos, em nossa personalidade, práticas usuais ao lidarmos com os textos e livros. Estão formados, assim, nossos habitos de leitura.

Sugestionadas pelo site Lendo.org elaboramos uma lista com nossos hábitos de leitoras.

Fonte da Imagem: La lectora en la ciudad

Nenhum comentário:

Postar um comentário