quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hábitos de leitura da Irla



1. Se eu não gosto do livro nos primeiros capítulos, deixo-o de lado sem culpa;

2. Não me importo em emprestar livros, mas gosto quando me devolvem;

3. Leio vários livros ao mesmo tempo e, alguns, esqueço de continuar;

4. Gosto de ler enquanto tomo o café (café com leite, pão e afins), pela manhã e à tarde;

5. Consigo ler em lugares barulhentos;

6. Leio com prazer infantil livros infantis; Gosto ainda mais de fazer a voz dos personagens!

7. Costumo esquecer de marcar a página em que parei e, às vezes, percebo que estou lendo trechos que já li e, pior, percebo que não tinha lido direito;

8. Às vezes, quando estou distraída ou com sono, percebo que passei os olhos por uma página inteira sem ter entendido bulhufas;

9. Os únicos defeitos físicos que me desagradam em um livro são: 1) quando ele fica sob o sol e entorta; 2) quando faltam páginas;

10. Leio o resumo da contra capa dos livros antes de lê-los e/ou antes de comprá-los;

11. Ainda vou ter uma livraria modelo, com sofás, atendentes que conhecem os livros e vários tipos de café;

12. Gosto muito de marcadores de páginas, meus livros costumam ter 3 ou 4 no meio;

13. Sublinho meus livros e faço anotações sem dó, mas com muito cuidado (mesmo os mais caros , pois para mim não existe livro intocável), considero isso como algo que os torna efetivamente meus;

14. Eu não me obrigo a ler, leio quando quero, o que quero e do jeito que quero (às vezes, até debaixo do chuveiro ... risos);

15. Gosto de deixar, entre as páginas dos meus livros antigos, alguma coisa perdida pra achar depois de muitos anos (pode ser uma foto, um bilhete para mim mesma, um ingresso de cinema, qualquer coisa que possa me emocionar sem que eu me lembre...);

16. Se me vicio num escritor, quero comprar tudo dele pra me apaixonar inteira, pois não quero perder nenhum instante dele;

17. Meus livros, serão minha única herança, para os que depois de mim virão. Para tanto estou tentando guardar os livros com mais cuidado, para uso de meus filhos;

18. Tenho a mania de ler TODO O LIVRO, o que inclui as orelhas, e todas as informações das páginas iniciais (tipo aquela fichinha de catalogação-na-fonte);

19. Quando um livro me encanta, gosto de ler e reler e reler passagens dele, à procura de detalhes perdidos ou simplesmente para relembrar um trecho de que gostei muito;

20. Não costumo doar livros. Tenho a mania de colecioná-los;

21. Gostaria de ter muito mais tempo para ler;

22. Gosto quando me pedem indicações de livros, e acredito que livros devem circular;

23. Falo de livros com os amigos: são as melhores (e piores) fontes de recomendação para suas próximas leituras;

24. Costumo rir (alto) ou chorar enquanto estou lendo (sempre acabo fazendo isso em lugares públicos, e acho que as pessoas me consideram doida);

25. Quando leio uma passagem que me faz pensar, leio e releio várias vezes;

Imagem: Renoir

Nenhum comentário:

Postar um comentário